Cineastas da década de 1920: Formação da linguagem cinematográfica

Os anos 1920 representam o período em que o cinema deixa de ser apenas espetáculo visual e se afirma como linguagem artística estruturada. Experimentações na montagem, no ritmo, nos enquadramentos e nos usos simbólicos da luz definiram os princípios do que hoje entendemos como narrativa audiovisual. 

Movimentos como o Expressionismo Alemão, a Escola Soviética da Montagem e o Impressionismo Francês estabeleceram bases técnicas e estéticas que influenciariam todas as décadas seguintes, além de consolidar a noção de cineasta como autor.

20 cineastas


1. Sergei Eisenstein (Rússia)

Por que é relevante: Desenvolveu a teoria da montagem intelectual, defendendo que a colisão entre planos gera ideias novas.
Escola/estética: Montagem Soviética.
Prêmios: Lions Honorários em Veneza (1950); influência póstuma amplamente reconhecida.
Principais filmes: O Encouraçado Potemkin (1925), Outubro (1928).
Referências:
https://www.britannica.com/biography/Sergei-Eisenstein
https://www.loc.gov/exhibits/archives/eisenstein.html


2. Dziga Vertov (Rússia)

Relevância: Criou o conceito de “cine-olho” e métodos documentais que rejeitavam a ficção.
Escola: Cine-Olho; Documentarismo soviético.
Prêmios: Reconhecimento crítico posterior; restaurações premiadas em arquivos internacionais.
Filmes: Um Homem com uma Câmera (1929).
Referências:
https://www.bfi.org.uk/features/dziga-vertov
https://www.criterion.com/current/posts/662


3. F.W. Murnau (Alemanha)

Relevância: Sintetizou expressionismo e realismo psicológico; refinou movimentos de câmera fluidos.
Escola: Expressionismo Alemão.
Prêmios: Oscar de Melhor Filme (por Aurora, 1927, já nos EUA).
Filmes: Nosferatu (1922), A Última Gargalhada (1924).
Referências:
https://www.loc.gov/item/ihas.200182003/
https://www.britannica.com/biography/F-W-Murnau


4. Fritz Lang (Alemanha)

Relevância: Desenvolveu estética monumental e narrativas distópicas de grande escala.
Escola: Expressionismo Alemão; proto-noir.
Prêmios: Prêmio Honorário do Festival de Locarno (1955).
Filmes: Metrópolis (1927), Dr. Mabuse (1922).
Referências:
https://www.bfi.org.uk/films-tv-people/4ce2ba29a4e8b
https://www.britannica.com/biography/Fritz-Lang


5. Carl Theodor Dreyer (Dinamarca)

Relevância: Introduziu minimalismo visual e forte intensidade emocional.
Estética: Realismo espiritual; disciplina formal rigorosa.
Prêmios: Leão de Ouro Honorário (1955).
Filmes: A Paixão de Joana d’Arc (1928).
Referências:
https://www.criterion.com/current/posts/633
https://www.britannica.com/biography/Carl-Theodor-Dreyer


6. Buster Keaton (EUA)

Relevância: Inovou no humor físico com precisão coreográfica e efeitos mecânicos avançados.
Escola: Comédia física; cinema americano clássico.
Prêmios: Oscar Honorário (1959).
Filmes: A General (1926).
Referências:
https://www.bfi.org.uk/features/where-begin-buster-keaton
https://www.britannica.com/biography/Buster-Keaton


7. Charlie Chaplin (EUA/Reino Unido)

Relevância: Desenvolveu o “humor humanista”, combinando crítica social e lirismo.
Escola: Comédia burlesca; realismo poético.
Prêmios: Dois Oscars Honorários; prêmio especial por O Circo (1929).
Filmes: Em Busca do Ouro (1925).
Referências:
https://www.charliechaplin.com
https://www.britannica.com/biography/Charlie-Chaplin


8. Abel Gance (França)

Relevância: Criou superproduções épicas e experimentações com múltiplas telas (Polyvision).
Movimento: Impressionismo francês.
Prêmios: Legião de Honra (França).
Filmes: Napoleão (1927).
Referências:
https://www.bfi.org.uk/features/abel-gance
https://www.britannica.com/biography/Abel-Gance


9. Robert Wiene (Alemanha)

Relevância: Um dos principais codificadores do expressionismo.
Estética: Expressionismo; cenografia deformada.
Filmes: O Gabinete do Dr. Caligari (1920).
Referências:
https://www.britannica.com/topic/The-Cabinet-of-Dr-Caligari
https://www.bfi.org.uk


10. Josef von Sternberg (EUA/Áustria)

Relevância: Desenvolvimento estético da iluminação dramática e atmosfera erótica.
Escola: Realismo poético pré-noir.
Filmes: Underworld (1927).
Prêmios: Indicações ao Oscar posteriores.
Referências:
https://www.britannica.com/biography/Josef-von-Sternberg


11. Paul Leni (Alemanha/EUA)

Relevância: Uniu terror pictórico e narrativa dinâmica.
Movimento: Expressionismo.
Filmes: O Homem que Ri (1928).


12. Teinosuke Kinugasa (Japão)

Relevância: Pioneirismo vanguardista no Japão.
Escola: Experimentalismo japonês.
Filmes: A Page of Madness (1926).
Referências:
https://www.britannica.com/biography/Teinosuke-Kinugasa


13. Alexander Dovzhenko (Ucrânia)

Relevância: Criou a “montagem poética”, menos racional e mais sensorial.
Prêmios: Ordem de Lenin.
Filmes: Zvenigora (1928), Terra (1930).
Referências:
https://www.britannica.com/biography/Aleksandr-Dovzhenko


14. Jean Epstein (França)

Relevância: Teórico da “fotogenia”, influenciou o cinema lírico.
Movimento: Impressionismo francês.
Filmes: Cœur fidèle (1923).


15. Marcel L’Herbier (França)

Relevância: Explorou composição gráfica e cenários estilizados.
Movimento: Impressionismo francês.
Filmes: L’Inhumaine (1924).


16. King Vidor (EUA)

Relevância: Criou dramas realistas de forte impacto social.
Escola: Classicismo hollywoodiano.
Filmes: A Turba (1928).


17. Lois Weber (EUA)

Relevância: Uma das mais importantes diretoras do período; abordou temas sociais.
Escola: Realismo social.
Filmes: The Blot (1921).


18. Yasujiro Ozu (Japão)

Relevância: Iniciou carreira nos 1920; preparou estilo de planos fixos e minimalismo.
Escola: Shochiku; realismo japonês.
Filmes: Days of Youth (1929).


19. Lev Kuleshov (Rússia)

Relevância: Criou o “efeito Kuleshov”, mostrando que a montagem altera a percepção do espectador.
Escola: Montagem soviética.
Filmes: As Aventuras de Mr. West (1924).


20. Harry Langdon (EUA)

Relevância: Comediante que desenvolveu o humor da persona ingênua.
Escola: Vaudeville cinematográfico.
Filmes: The Strong Man (1926).

Compartilhe: