Os anos 1970 marcam uma das fases mais transformadoras da história do cinema. A crise financeira dos estúdios norte-americanos abre espaço para jovens diretores com maior controle criativo, inaugurando a chamada Nova Hollywood, caracterizada por narrativas ambíguas, anti-heróis e abordagem mais adulta.
Paralelamente, a Europa vive um período de radicalização estética: o cinema político italiano intensifica debates ideológicos, a Alemanha testemunha a emergência do Novo Cinema Alemão e o Reino Unido aprofunda o realismo social.
A Ásia, por sua vez, articula novas escolas: do cinema de artes marciais de Hong Kong às inovações formais de Taiwan e Filipinas. É a década que equilibra autoralidade, questionamento social e mudanças industriais profundas, um terreno fértil para linguagens que ainda moldam o audiovisual contemporâneo.
20 cineastas
1. Martin Scorsese (EUA)
Relevância: Reconfigura representação da violência, da culpa e da masculinidade urbana.
Filmes: Caminhos Perigosos (1973), Taxi Driver (1976).
Movimento: Nova Hollywood.
Prêmios: Palma de Ouro (Taxi Driver).
Referência: https://www.britannica.com/biography/Martin-Scorsese
2. Francis Ford Coppola (EUA)
Relevância: Eleva a narrativa épica contemporânea e redefine padrões de produção.
Filmes: O Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão II (1974), A Conversação (1974), Apocalipse Now (1979).
Movimento: Nova Hollywood.
Prêmios: Múltiplos Oscars.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Francis-Ford-Coppola
3. Steven Spielberg (EUA)
Relevância: Estabelece o modelo moderno de blockbuster.
Filmes: Encurralado (1971), Tubarão (1975), Contatos Imediatos (1977).
Movimento: Nova Hollywood / mainstream contemporâneo.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Steven-Spielberg
4. George Lucas (EUA)
Relevância: Introduz narrativa serializada de ficção científica e revoluciona efeitos visuais.
Filmes: American Graffiti (1973), Star Wars (1977).
Movimento: Nova Hollywood.
Referência: https://www.britannica.com/biography/George-Lucas
5. Sidney Lumet (EUA)
Relevância: Combina precisão teatral com realismo social urbano.
Filmes: Serpico (1973), Um Dia de Cão (1975), Rede de Intrigas (1976).
Movimento: Cinema policial e social dos EUA.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Sidney-Lumet
6. Robert Altman (EUA)
Relevância: Aperfeiçoa uso de som sobreposto e narrativas corais.
Filmes: Nashville (1975), O Jogador (1974).
Movimento: Nova Hollywood.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Robert-Altman
7. Andrei Tarkovsky (URSS)
Relevância: Aprofunda temporalidade contemplativa e espiritualidade cinematográfica.
Filmes: Solaris (1972), O Espelho (1975), Stalker (1979).
Movimento: Cinema metafísico soviético.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Andrey-Tarkovsky
8. Rainer Werner Fassbinder (Alemanha)
Relevância: Peça central do Novo Cinema Alemão, examina relações de poder e desejo.
Filmes: O Medo Devora a Alma (1974), Berlin Alexanderplatz (1979/80).
Movimento: Novo Cinema Alemão.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Rainer-Werner-Fassbinder
9. Werner Herzog (Alemanha)
Relevância: Constrói estética da obsessão humana e da natureza como força indiferente.
Filmes: Aguirre, a Ira de Deus (1972), Coração de Cristal (1976).
Movimento: Novo Cinema Alemão.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Werner-Herzog
10. Wim Wenders (Alemanha)
Relevância: Desenvolve cinema de estrada em chave filosófica.
Filmes: Alice nas Cidades (1974), O Amigo Americano (1977).
Movimento: Novo Cinema Alemão.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Wim-Wenders
11. Bernardo Bertolucci (Itália)
Relevância: Debate política, sexualidade e história em escala épica.
Filmes: O Conformista (1970), O Último Tango em Paris (1972).
Movimento: Cinema político italiano.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Bernardo-Bertolucci
12. Pier Paolo Pasolini (Itália)
Relevância: A década marca sua fase mais radical.
Filmes: Teorema (1968–impacto nos anos 70), Salò (1975).
Movimento: Cinema poético e político.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Pier-Paolo-Pasolini
13. Éric Rohmer (França)
Relevância: Cria análise moral refinada em estruturas minimalistas.
Filmes: Minha Noite com Ela (1969–repercussão 70), O Joelho de Claire (1970).
Movimento: Nouvelle Vague.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Eric-Rohmer
14. Ken Russell (Reino Unido)
Relevância: Mistura biografia, música e erotismo com imaginação visual extravagante.
Filmes: Mulheres Apaixonadas (1969/70), Os Demônios (1971).
Movimento: Cinema britânico modernista.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Ken-Russell
15. Ken Loach (Reino Unido)
Relevância: Consolida o realismo social britânico.
Filmes: Kes (1969–impacto nos anos 70), Family Life (1971).
Movimento: Realismo socialista britânico.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Ken-Loach
16. Ousmane Sembène (Senegal)
Relevância: Figura fundadora do cinema africano moderno.
Filmes: Xala (1975).
Movimento: Cinema africano pós-colonial.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Ousmane-Sembene
17. Nagisa Oshima (Japão)
Relevância: Aprofunda enfrentamentos políticos e tabu sexual.
Filmes: O Império dos Sentidos (1976), O Império da Paixão (1978).
Movimento: Nova Onda Japonesa.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Nagisa-Oshima
18. King Hu (Hong Kong/Taiwan)
Relevância: Revoluciona o wuxia com coreografias e estética pictórica.
Filmes: A Touch of Zen (1971).
Movimento: Cinema de artes marciais moderno.
Referência: https://www.britannica.com/biography/King-Hu
19. Lino Brocka (Filipinas)
Relevância: Enfrenta censura e documenta desigualdades sociais.
Filmes: Manila in the Claws of Light (1975).
Movimento: Cinema filipino social.
Referência: https://www.britannica.com/biography/Lino-Brocka
20. Carlos Diegues (Brasil)
Relevância: Diversifica caminhos do Cinema Novo com abordagem popular e política.
Filmes: Ganga Zumba (1972), Chuvas de Verão (1978).
Movimento: Cinema Novo.
Referência: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11135/cacá-diegues